ache o que você procura

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PARABÉNS AGUIA BRANCA

Localizada as margens do rio São José, na região Noroeste do Espirito Santo, teve sua ocupação oficial iniciada por volta de 1925, por desbravadores que partiam da então “Vila de Colatina”, em busca de madeira nobre e novas terras.
Em 1928, é inaugurada em Colatina a ponte “Florentino Avídos” que facilitou a travessia do rio Doce.
Do mesmo ano, temos relatos das primeiras famílias vindas da Europa, inclusive italianos e poloneses, que deram início a colonização efetiva das margens do rio São José.
O governo capixaba tinha pressa em colonizar e povoar essa região, afim de evitar que colonos mineiros tomassem o lugar. Para isso firmou um contrato com a Sociedade de Colonização em Varsóvia (Towarzystwo Kolonizacijsne), garantindo a introdução de colonos poloneses no norte do Estado. Estes são considerados os principais responsáveis pela colonização da cidade, que recebeu o nome de Águia Branca, ou em polonês, “Orzel Bialy”, que era o símbolo da nação polonesa desde a Idade Média.
Em 1956, o antigo povoado se torna distrito de Colatina.
Em 02 de novembro de 1962, é aprovada na câmara municipal de Colatina a lei que autorizou a criação do município de São Gabriel da Palha, que se instala em 14 de maio de 1963, tendo como um de seus distritos Águia Branca.
Em 1987, um grupo de cidadãos do distrito, organizou um abaixo assinado, solicitando a emancipação de Águia Branca, que se efetivou em 11 de maio de 1988 através da Lei Estadual 4.070. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário